Sting

Nasceu em Newcastle, Inglaterra em 1951, era filho de um leiteiro, Gordon Matthew Sumner, cresceu no torvelinho da indústria de construção naval. A sua mãe era Audrey, e o seu pai era o Ernest. Desde muito cedo que queria tornar-se músico. Começou por tocar em cruzeiros, em cabarets de strippers, e foi desenvolvendo uma paixão pelo instrumento de cordas, o baixo. Tendo já tocado em bandas de jazz/rock como os Last Exit e outros grupos variados, incluindo um grupo de jazz dixieland, onde ganhou o nome de Sting por usar uma t-shirt às riscas amarelas e pretas; fixou-se com Stewart Copeland e Andy Summers por uma terna década com o grupo trio de smashing rock, The Police. Depois desta fase, começou a sua carreira a solo, gravando os primeiros álbuns, e adquirindo reputação como um dos compositores mais letrado e talentoso do mundo. Mais tarde, enveredou também pela carreira de actor, tendo participado em filmes como Quadrophenia, Radio On, Plenty, Julia and Julia, Dune, Bring On The Night ( um documentário sobre a formação da sua banda de jazz Blue Turtles), e mais recentemente, The Grotesque, onde interpreta um mordomo bissexual conivente.
Sting é casado com Trudie Styler, uma produtora cinematográfica, e tem 6 filhos de Trudy e da ex-mulher Frances Tomelty. É dono de um castelo em Wiltshire, a que chama a «Casa do Lago», onde grava os seus albúns, uma casa em Londres, um apartamento em Nova Iorque, e uma casa de praia em Malibu, Califórnia. Já lhe chamaram pretensioso e foi acusado de ser um intelectual arrogante por entrar em territórios normalmente não abrangidos pelas estrelas pop.
Antes de se tornar músico, foi professor de Inglês e treinador de futebol. Recebeu um douturamente honorário em música pela Universidade de Northumbria em Outubro de 1992, e do Berklee College of Music em Maio de 1994. Sting toca guitarra, baixo, bandolim, piano, harmónica, saxofone e flauta. Juntamente com a sua mulher Trudie Styler e um índio Brasileiro, fundou a Fundação Rainforest em 1989, para ajudar a salvar as florestas.

Curiosidades
A sua música favorita é o jazz.
O seu filho Joseph, é cantor numa banda e tem uma estreita semelhança com Sting. A maneira de cantar de Jo é muito semelhante à do seu pai.
É padrinho de Rocco, o filho mais novo de Madonna.
Entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, como membro dos Police, no dia 10 de Março de 2003.
O album «Nothing Like the Sun» é dedicado à sua mãe, Audrey.
Sting ganha em média $2000.00 por dia em direitos de autor pela canção com 20 anos «Every Breath You Take.» A canção é oficialmente a mais requisitada pelas rádios de todos os tempos.
Fala fluentemente português.
Os The Police foram votados pelos Rolling Stone como a melhor banda de rock dos anos 70.
Escreveu Every Breath You Take depois de acordar de um sonho a meio da noite.
É um fanático adepto da equipa do Newcastle United.

...................................................................................................

 As Minhas Memórias - Broken Music