Vasco, Rui

Rui Vasco nasceu na Caparica a 29/08/1962. Reporter-fotográfico free-lancer e autodidacta, iniciou-se na fotografia em 1980.
Durante cinco anos registou a evolução da pop-rock portuguesa.
Em 1986, a sua fotografia do acidente do piloto Joaquim Santos, no Rally de Portugal, difundida pela agência Noticias de Portugal foi manchete nos jornais portugueses e mereceu uma dupla página na revista Paris-Match.
Em Outubro de 1988 estreia-se no jornalismo, integrando a equipa do Diário de Lisboa e após dois anos é convidado para a revista Sábado, onde trabalhou com Eduardo Gageiro.
Nestes anos de intensa actividade colaborou com a IBM.>/i> Actualmente colabora com a >i>Supersom, Cosmopolitan, Vida Mundial, Vip, e ainda com as revistas Caras, Caras Moda e Egoísta.
Tem assinado vários trabalhos para discos de artistas como: Dulce Pontes, Xutos &Pontapés, Tim, Anjos, António Chainho, Herman José, Laurent Filipe, e outros.
Como fotógrafo do projecto multimédia Encontros de África, apoiado pela RTP, UNESCO, Ministério da Cultura, Comissão dos Descobrimentos -entre outros -, viajou por Angola, Guiné, Moçambique, África do Sul, Quénia, Zimbabué e Tanzânia. Em Dezembro de 2000, em parceria com Paulo Caetano (texto), lançou o livro Portugal Ainda, prefaciado por Manuel Alegre, (prémio Camões).

...................................................................................................

 Portugal Ainda
 Terra Crua - Arquitectura de Natureza