Tóibín, Colm

Nasceu em Enniscorthy, na Irlanda, em 1955. Membros da sua família cristã, como o seu pai e tio, participaram activamente da luta para fazer da Irlanda uma república independente do Reino Unido.
Depois de se formar em História e Inglês, Tóibin seguiu em 1975 para Barcelona, onde passou três anos a dar aulas na Dublin School of English e acompanhou os primeiros passos da Espanha Pós-Franco, chegando mesmo a participar em muitas das manifestações pela democratização do país e, em especial, pela autonomia catalã. A sua relação com a Catalunha está registada nos livros Homage to Barcelona e The South, o seu primeiro romance. De 1978 a 1985 viveu em Dublin e escreveu para vários jornais e revistas. Para alguns deles colaborou com reportagens feitas em 1985 durante uma longa viagem em que passou por países da América do Sul e África. Nos anos 90, publicou ficções como The Story of the Night e The Blackwater Lightship e livros de ensaios como Love in a Dark Time: Gay Lives from Wilde to Almodôvar. Desenvolveu a carreira de escritor iniciada no fim da década seguinte. Desde 1994 escreve resenhas para London Review of Books. Em 2004 lançou o seu quinto romance, The Master.
A sua recepção crítica tem sido em toda a parte unanimemente entusiasta. O jornal The Observer, por exemplo compara-o a Ian McEwan e a Kazuo Ishiguro. O The Guardian vai ao ponto de o considerar o melhor escritor irlandês vivo.

...................................................................................................

 A História da Noite