As Vozes da Diferença

Autor: Álvaro de Vasconcelos

Páginas: 208

Coleção: Fora de Colecção

ISBN: 978-972-53-512-6

PVP: 13,50 | Preço site: 12,15

Encadernação: Capa mole com badanas

Formato: 15,5cmX23,5cm

Data de edição: 09-2012

LER

COMPRAR

 

Em 2011, milhões de cidadãos do Sul do Mediterrâneo ocuparam as ruas, exigindo o fim das ditaduras, o direito de escolherem os seus governos e a liberdade de expressão das suas identidades culturais e religiosas.

Ao fim de alguns meses, este extraordinário movimento popular levou à queda de três ditadores. Num percurso histórico, mas que hoje demonstra ser extremamente actual, Álvaro de Vasconcelos analisa e desmistifica teorias e momentos marcantes das relações entre o Ocidente e o mundo islâmico, do choque de civilizações de Samuel Huntington ao impacto do 11 de Setembro e à crise das caricaturas, até à ascensão dos partidos islamistas ao poder, fruto da vaga democrática.

A vaga democrática árabe faz parte de um movimento mais vasto de transição para um mundo pós-Ocidental, no qual a agenda global já não é exclusivamente definida pelo Ocidente e onde se ouvem novas vozes.

Esta obra avalia estes quase dois anos de vaga democrática e analisa as possibilidades de acção da UE num contexto internacional pós-Ocidental. O desafio será aceitar as escolhas democráticas dos cidadãos do Sul e aprender a viver com a mais que provável ascensão dos partidos islamistas ao poder em toda a região.

 

 

 

Post Your Comment Here

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *