À Espera de Godinho
Autor: José Morais, Jorge Oliveira e Sousa, Manuel Paiva e
Amadeu Lopes Sabino
Páginas: 400
Coleção: Fora de Colecção
ISBN: 978-972-53-418-1
PVP: 15,15 | Preço site: 13,63
Encadernação: Capa mole com badanas
Formato: 15,5cmX23,5cm
Data de edição: 04-2009
LER
Três portugueses e um belga, de origem portuguesa, nascidos nos anos 40 do século XX e cujos caminhos se cruzam em Bruxelas, reúnem-se em quatro jantares à espera de um quinto conviva que se faz rogado.
Reencontram-se na terra de ninguém entre a memória e o esquecimento, os tempos e os espaços em que o futuro foi uma realidade: o Estado Novo e a guerra colonial que todos recusaram, escolhendo a experiência amarga e enriquecedora do exílio; a oposição à ditadura, vivida por cada um de diferentes modos e com diferentes expectativas; as miragens da revolução e da democracia e, encerrado o ciclo do império, o regresso de Portugal ao rectângulo europeu.
Em torno da integração política na Europa e das turbulências do início do terceiro milénio reacendem-se os debates do passado revisitado. O diálogo aguça e lima arestas, contradições, interrogações.
Chegou a hora de cada um se dedicar a cultivar o seu jardim?
Será a Utopia ainda possível ou mais do que nunca nefasta?
Quem vence a partida: o descobridor de novos mundos ou o Velho do Restelo? Quem é afinal o convidado que falha sucessivos encontros e recursos?
O Godinho que parte para África é um Gonçalo Ramires, o fidalgote queirosiano que passa pelos trópicos sem tostar a pele, ou um senhor Oliveira da Figueira, o laborioso mercador de panos e contas de vidro dos álbuns de Tintim?