António Ferro – A Vertigem da Palavra
Páginas: 432
ISBN: 978-972-53-534-8
PVP: 18,00 | Preço site: 16,20
Encadernação: Capa dura
Formato: 15,5cmX23,5cm
Data de edição: 10-2013
LER
António Ferro era um homem singular.
Escritor, jornalista, adquiriu notoriedade com o seu livro sobre a viagem em torno das ditaduras europeias, nos anos 20 do século XX.
Soube convencer Salazar que o povo precisava de espectáculo, mostrou-lhe que tinha um programa e objectivos para a promoção do regime e foi nomeado director do organismo que se encarregaria das actividades de propaganda do Estado Novo.
Durante quinze anos fez do país um «teatro» e foi o seu encenador: organizou exposições, criou prémios artísticos e literários, financiou filmes e documentários, criou uma companhia de bailado, um teatro do povo, um Museu de Arte Popular.
O turismo teve com ele uma inusitada relevância através, entre outros, dos incentivos à qualidade dos hotéis e restaurantes e do programa de Pousadas.
Nada lhe escapou, dir-se-ia. Mas quando a Segunda Guerra Mundial terminou, percebeu-se que o país pouco mudara.
É desta contradição que este livro trata, sem esquecer as convicções de António Ferro e a importância que sempre deu à palavra.